Alma de músico

Esta matéria foi escrita por João Rural na Revista Nascentes nº 23 Agosto de 2002

Acesse o site chaocaipira.org.br e pesquise sobre o tema, veja fotos e publicações anteriores, ou direto no link:

http://www.chaocaipira.org.br/assets/publicacoes/xP1Xe9yN0AT7/mOSTcFuUoN14.pdf

Quem conheceu e conviveu com o Seu Siqueira. Pode lembrar muito bem sua capacidade musical, melhorou seus conhecimentos com o famoso Maestro Póca.

Em conversa com ele, na década de 70, Seu Siqueira informou que conseguiu seu primeiro violino, comprado pelo seu pai, de uma Folia de Reis que visitou a cidade na década de 20.

Ele foi um dos primeiros músicos do cinema na cidade, cujas primeiras exibições aconteciam dentro do mercadão. Seu Siqueira e outros músicos assistiam ao filme primeiro, numa sala fechada, para depois tocarem na hora da exibição publica.

Quando saiam da sala, o povo estava na porta, querendo saber como era o filme, mas eles não contavam nada.

Durante a vida participou das serestas da cidade e se dedicou muito a fazer músicas religiosas. Alias, foi mestre capela, dirigindo o coro paroquial por muitos anos.

É dele a música do hino de Santo Antônio e do tricentenário, com letra do Pe. Ernesto. Fez ainda várias partituras para as músicas de missa. Muitas dessas partituras estão salvas por integrantes do coro paroquial, mas seria necessário que isso tudo fosse registrado para que não se perca no tempo.

Benedito Siqueira e Silva

Benedito Siqueira e Silva

Benedito Siqueira e Silva

Benedito Siqueira e Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *