É tempo de Folia de Reis

Esta matéria foi escrita por João Rural na Revista Nascentes nº 15 dezembro de 2001 parte II

Acesse o site chaocaipira.org.br e pesquise sobre o tema, veja fotos e publicações anteriores, ou direto no link:

http://www.chaocaipira.org.br/assets/publicacoes/xP1Xe9yN0AT7/WxfrQ9eGpLiP.pdf

A Folia de Reis é uma tradição que veio de Portugal. La os foliões saiam às ruas para divertir o povo, pois neste período é inverno na Europa.

Quando chegou ao Brasil a Folia ganhou características religiosas, saindo pelas roças, visitando presépios e pedindo esmolas para a Festa de Santos Reis que acontece dia 6 de janeiro. Segundo os participantes o rito evoca a visita dos três Reis Magos que foram visitar o Menino Jesus: Baltazar, Melchior e Gaspar.

Saem sempre à noite, porque acompanham a estrela que mostrou onde estava Jesus aos Reis. É costume das folias começarem a sair antes do Natal e cantar ate o dia 6 de janeiro. Algumas continuam ate o dia 2 de fevereiro que é o dia de Nossa Senhora das Candeias, venerado antigamente como o dia de desmontar o presépio.

Existem as Folias Mineiras e as Paulistas. As Mineiras têm sempre vários componentes, entrando acordeom, triangulo e outros instrumentos. Varia o numero de músicos, chegando ate a dez elementos. A Paulista tem apenas quatro músicos tocando violão, viola, pandeiro e caixa. Os músicos são geralmente conhecidos como Mestre, Contra-Mestre, Contrato e Tipe.

Todas as Folias carregam a Bandeira de Reis, feitas de cetim e com muitas fitas. O responsável pela bandeira é conhecido por Alferes da Bandeira ou Bandeireiro, dependendo da região.

As Folias de influencia mineira têm na frente os três palhaços que podem representar os três Reis Magos. Usam roupas coloridas e máscaras feitas de varias maneiras, dependendo da região. Cabe a eles pedir licença para chegar numa casa, pedi donativos e abrir caminho para os cantores. Fazem acrobacias e dançam acompanhando a música.

A música de reis segue sempre uma linha chorosa, onde cada grupo cria seus versos. Geralmente dividido em três partes. A entrada, a louvação e o agradecimento aos moradores da casa, que sempre oferecem os comes e bebes, para todos os foliões e acompanhantes.

Folia de Reis

Folia de Reis

Folia de Reis

Folia de Reis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *